sexta-feira, 9 de outubro de 2020

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: PORQUE É IMPORTANTE E COMO MELHORÁ-LA

 A qualidade de vida no trabalho contribui para a melhoria da produtividade dos colaboradores, que ficam mais dispostos e motivados, além de aptos emocionalmente para entregar grandes resultados. Pode ser constantemente aperfeiçoada com inovação e, sobretudo, no respeito aos profissionais nos aspectos físico e mental para garantir boas condições de trabalho.

Nunca se falou tanto sobre qualidade de vida no trabalho — e, provavelmente, o assunto será cada vez mais discutido no futuro. A verdade é que as empresas precisam organizar frequentemente seus ambientes de trabalho para garantir bem-estar aos colaboradores.

Pode não parecer, mas o investimento em qualidade no espaço corporativo envolve custos mínimos se comparados à falta desse recurso. Equipes insatisfeitas tornam-se improdutivas, estão mais propensas a erros, atuam no limite do estresse e costumam envolver-se em conflitos.

O investimento no bem-estar dos colaboradores, por outro lado, traz diversos efeitos positivos, como o maior comprometimento dos profissionais. Segundo a Sodexo, empresas que se preocupam com essa questão são, em média, 86% mais produtivas.

Qual o significado de qualidade de vida no trabalho?

Em primeiro lugar, é preciso saber o que é ter qualidade de vida. Muitas empresas já criaram espaços de lazer para seus colaboradores — com mesas de sinuca e videogames —, porém, é importante entender que isso não é o mais importante.

A qualidade de vida no trabalho pode ser aperfeiçoada, principalmente, com a mudança de hábitos dentro da empresa. Respeitar os profissionais nos aspectos físico e mental, por exemplo, é um bom começo para garantir boas condições de trabalho.

Outras mudanças, como a melhoria da iluminação do ambiente de trabalho e otimização da comunicação interpessoal, também fazem toda a diferença. Para isso, é preciso algum investimento financeiro e, principalmente, comprometimento da liderança.

A importância da qualidade de vida para a empresa

A questão principal é: em que isso beneficia a empresa? Antes de saber a resposta, é preciso entender o atual contexto mercadológico. As companhias nunca estiveram inseridas em um mercado tão disputado, com clientes e concorrentes ávidos. Segundo o IBGE, cerca de seis em cada dez empresas fecham antes de completar cinco anos de atividade. Esse é apenas um dos diversos dados sobre o assunto.

Para obter destaque no mercado, as organizações precisam inovar. Como as ideias são abundantes, as tecnologias e estratégias podem ser facilmente copiadas, o real diferencial está nas pessoas, ou seja, nos colaboradores.

É possível afirmar que uma empresa que investe na qualidade de vida no trabalho e que beneficia toda a sua equipe é muito mais competitiva. Buscando isso, ela consegue contar com profissionais motivados, comprometidos e capazes de entregar ótimos resultados. A seguir, saiba mais sobre os principais benefícios de investir na qualidade de vida.

Aumento da produtividade no trabalho

A qualidade de vida no trabalho contribui para que os talentos estejam mais dispostos e motivados, além de aptos emocionalmente para entregar grandes resultados. Em outras palavras, cada colaborador poderá produzir mais e melhor.

Atualmente, sabe-se que boa parte do tempo de trabalho tende a ser improdutivo — estima-se que apenas 39% do expediente é realmente aproveitado. Contudo, esse resultado pode ser mudado quando a equipe está integrada a um ambiente que ofereça qualidade de vida e prioridades claras. Mais felizes e motivados, todos podem seguir em uma mesma direção e entregar resultados fora da curva.

Melhoria do clima organizacional

O clima organizacional representa a atmosfera psicológica da empresa, isto é, como os profissionais percebem o ambiente de trabalho e são impactados por ele. Há muitos malefícios no clima pesado da empresa, como a falta de comunicação interpessoal e o pouco comprometimento no trabalho.

A qualidade de vida na organização permite que os profissionais sorriam mais e até se divirtam com o que está sendo feito. A ideia do trabalho como o “mal necessário” é imediatamente eliminada, afinal, todos estão atuando em um ótimo ambiente.

Um bom clima de trabalho garante aos colaboradores um ambiente mais leve e propício ao trabalho em equipe, bem como resulta no melhor tratamento aos clientes. O espírito de equipe pode ser desperto com mais vigor nos talentos, tornando-os únicos.

Uma recente pesquisa mostrou que as empresas que oferecem qualidade de vida têm, em média, 91% melhor clima de trabalho. Em outras palavras: a qualidade de vida garante profissionais mais comprometidos, alinhados e dispostos a contribuir, por isso o clima de trabalho é imediatamente aprimorado, tornando-o melhor às partes interessadas.

Aumento na atração de talentos

Adquirir talentos é uma tarefa difícil. Apesar do grande volume de mão de obra disponível no mercado, poucos profissionais apresentam competências técnicas e comportamentais específicas para assumir um cargo.

Um estudo feito pela Manpowergroup mostrou que, no mundo, 38% dos empregadores têm dificuldades na hora de contratar talentos. No Brasil, esse problema é ainda maior: o país está entre os cinco piores do mundo para preencher posições de trabalho.

De qualquer forma, a melhoria da qualidade faz com que novos talentos sejam atraídos. Quando há bem-estar no trabalho, a atração de talentos cresce em até 76%. Sendo assim, a companhia torna-se um grande ímã de profissionais acima da média.

Os motivos para isso são diversos, afinal, pessoas qualificadas buscam trabalhar em um local adequado e que propicie qualidade de vida. Além disso, os atuais funcionários passam a agir como promotores, falando bem da empresa onde trabalham para amigos e familiares. Por fim, a empresa passa a ser mais bem-vista pelo mercado de trabalho.

Crescimento do lucro empresarial

Falar em lucro não é tão simples quanto deduzir as despesas das receitas de determinado período. É preciso pensar em uma série de fatores secundários que, inevitavelmente, influenciam no lucro e no desempenho econômico.

Há muitos fatores que afetam esse lucro, como a eficiência operacional diária e a comunicação para que erros sejam reduzidos. A qualidade de vida no trabalho é outro fator, afinal, quando há qualidade, os talentos mostram-se mais dispostos a entregar bons resultados, fechar vendas importantes e beneficiar economicamente a empresa.

Segundo pesquisa veiculada na Exame, organizações que oferecem qualidade de vida são, em média, 70% mais rentáveis que a concorrência. Isso significa que elas são mais lucrativas e eficazes em gerar o retorno financeiro adequado aos seus donos ou investidores.

Esses são apenas alguns dos benefícios que comprovam a importância de investir na qualidade de vida no trabalho, mas existem muitos outros. Em geral, um bom local de trabalho torna o negócio mais competitivo, saudável e atraente, gerando vantagens a uma ampla gama de stakeholders, incluindo os donos, funcionários e clientes.

O que pode ser feito para melhorar a vida das equipes?

Algumas ações são fundamentais para proporcionar boas experiências no ambiente de trabalho. Confira, a seguir, as principais delas e saiba como colocá-las em prática na sua empresa.

Manutenção do equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Não é difícil ver profissionais que passam do seu horário por diversos dias seguidos para entregar um projeto ou relatório ao seu líder imediato. Isso demonstra empenho, porém, desequilibra a vida pessoal e profissional do colaborador, prejudicando-o.

Uma medida simples é ter políticas mais claras sobre a jornada de trabalho, indicando que as horas extras só devem ser feitas quando realmente for necessário. Nos casos em que o profissional acumular um número considerável de horas, induza-o a trocar por um dia de folga.

Incentivo de práticas saudáveis na empresa

Ir de bicicleta para o trabalho, alimentar-se com mais qualidade no refeitório, realizar exercícios de ginástica laboral e praticar algum tipo de esporte são bons exemplos de práticas que podem (e devem) ser incentivadas na organização.

Além de melhorar a qualidade de vida, essas práticas garantem que os talentos fiquem mais dispostos para entregar bons resultados no expediente, o que os torna mais produtivos. E mais: essas iniciativas quase não apresentam grandes custos para o negócio.

Melhoria do ambiente de trabalho

Esse ponto vai variar muito de acordo com o orçamento da empresa. Se há recursos para investir em uma sala de descanso ou jogos, ótimo! O retorno financeiro será visto no aumento do comprometimento e produtividade da equipe.

Todavia, é possível investir menos e ter ótimos resultados. Melhore questões como luminosidade, acústica e temperatura do espaço de trabalho, além da ergonomia dos móveis de escritório. Esse é um excelente começo!

Otimização do diálogo com os profissionais

Sem dúvida, a comunicação tem uma forte influência na maneira como os profissionais se relacionam internamente. A falta de diálogo deixa os colaboradores sem orientação, o que favorece erros nas tarefas e conflitos internos.

Antes de qualquer coisa, a melhoria da comunicação deve considerar o comprometimento da liderança. Os superiores precisam aprender a democratizar as informações aos seus subordinados, mantendo-os sempre informados do que é preciso.

Incentivo da liderança pelo exemplo

Quando os líderes transmitem fielmente os valores da empresa, é muito mais provável que criem um ambiente agradável e motivador para o trabalho. Nesse sentido, eles devem ser verdadeiros exemplos no dia a dia.

Um líder exemplar é aquele que ouve seus superiores e subordinados, que abraça a cultura da empresa e entrega resultados pessoalmente. Eles não são perfeitos, ninguém é, mas empenham-se para cumprir fielmente com o que falam aos seus subordinados.

Quais as principais consequências da falta da qualidade de vida no trabalho?

Do mesmo modo que a busca pela qualidade de vida gera benefícios à empresa, tornando-a mais competitiva e rentável no seu mercado, a falta dela também provoca uma série de impactos. Admitidamente, muitos negócios podem ruir pela falta de um ambiente adequado, que gere entusiasmo e motivação aos talentos. Saiba mais sobre esses impactos a seguir.

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