A qualidade de vida no trabalho contribui para a melhoria da produtividade dos colaboradores, que ficam mais dispostos e motivados, além de aptos emocionalmente para entregar grandes resultados. Pode ser constantemente aperfeiçoada com inovação e, sobretudo, no respeito aos profissionais nos aspectos físico e mental para garantir boas condições de trabalho.
Nunca
se falou tanto sobre qualidade de vida no trabalho — e, provavelmente, o
assunto será cada vez mais discutido no futuro. A verdade é que as empresas
precisam organizar frequentemente seus ambientes de trabalho para garantir
bem-estar aos colaboradores.
Pode
não parecer, mas o investimento em qualidade no espaço corporativo envolve
custos mínimos se comparados à falta desse recurso. Equipes insatisfeitas
tornam-se improdutivas, estão mais propensas a erros, atuam no limite do
estresse e costumam envolver-se em conflitos.
O
investimento no bem-estar dos colaboradores, por outro lado, traz diversos
efeitos positivos, como o maior comprometimento dos profissionais. Segundo
a Sodexo, empresas que se preocupam com essa questão são, em média, 86%
mais produtivas.
Qual
o significado de qualidade de vida no trabalho?
Em
primeiro lugar, é preciso saber o que é ter qualidade de vida. Muitas empresas
já criaram espaços de lazer para seus colaboradores — com mesas de sinuca e
videogames —, porém, é importante entender que isso não é o mais importante.
A
qualidade de vida no trabalho pode ser aperfeiçoada, principalmente, com a
mudança de hábitos dentro da empresa. Respeitar os profissionais nos aspectos
físico e mental, por exemplo, é um bom começo para garantir boas condições de
trabalho.
Outras
mudanças, como a melhoria da iluminação do ambiente de trabalho e otimização
da comunicação interpessoal, também fazem toda a diferença. Para isso, é
preciso algum investimento financeiro e, principalmente, comprometimento da
liderança.
A
importância da qualidade de vida para a empresa
A
questão principal é: em que isso beneficia a empresa? Antes de saber a
resposta, é preciso entender o atual contexto mercadológico. As companhias
nunca estiveram inseridas em um mercado tão disputado, com clientes e concorrentes
ávidos. Segundo o IBGE, cerca de seis em cada dez empresas fecham antes de
completar cinco anos de atividade. Esse é apenas um dos diversos dados sobre o
assunto.
Para
obter destaque no mercado, as organizações precisam inovar. Como as ideias são
abundantes, as tecnologias e estratégias podem ser facilmente copiadas, o real
diferencial está nas pessoas, ou seja, nos colaboradores.
É
possível afirmar que uma empresa que investe na qualidade de vida no trabalho e
que beneficia toda a sua equipe é muito mais competitiva. Buscando isso, ela
consegue contar com profissionais motivados, comprometidos e capazes de
entregar ótimos resultados. A seguir, saiba mais sobre os principais benefícios
de investir na qualidade de vida.
Aumento
da produtividade no trabalho
A
qualidade de vida no trabalho contribui para que os talentos estejam mais
dispostos e motivados, além de aptos emocionalmente para entregar grandes
resultados. Em outras palavras, cada colaborador poderá produzir mais e melhor.
Atualmente,
sabe-se que boa parte do tempo de trabalho tende a ser improdutivo — estima-se
que apenas 39% do expediente é realmente aproveitado. Contudo, esse
resultado pode ser mudado quando a equipe está integrada a um ambiente que
ofereça qualidade de vida e prioridades claras. Mais felizes e motivados, todos
podem seguir em uma mesma direção e entregar resultados fora da curva.
Melhoria
do clima organizacional
O
clima organizacional representa a atmosfera psicológica da empresa, isto é,
como os profissionais percebem o ambiente de trabalho e são impactados por ele.
Há muitos malefícios no clima pesado da empresa, como a falta de comunicação
interpessoal e o pouco comprometimento no trabalho.
A
qualidade de vida na organização permite que os profissionais sorriam mais e
até se divirtam com o que está sendo feito. A ideia do trabalho como o “mal
necessário” é imediatamente eliminada, afinal, todos estão atuando em um ótimo
ambiente.
Um
bom clima de trabalho garante aos colaboradores um ambiente mais leve e
propício ao trabalho em equipe, bem como resulta no melhor tratamento aos
clientes. O espírito de equipe pode ser desperto com mais vigor nos talentos,
tornando-os únicos.
Uma
recente pesquisa mostrou que as empresas que oferecem qualidade de vida
têm, em média, 91% melhor clima de trabalho. Em outras palavras: a qualidade de
vida garante profissionais mais comprometidos, alinhados e dispostos a
contribuir, por isso o clima de trabalho é imediatamente aprimorado, tornando-o
melhor às partes interessadas.
Aumento
na atração de talentos
Adquirir
talentos é uma tarefa difícil. Apesar do grande volume de mão de obra
disponível no mercado, poucos profissionais apresentam competências técnicas e
comportamentais específicas para assumir um cargo.
Um
estudo feito pela Manpowergroup mostrou que, no mundo, 38% dos
empregadores têm dificuldades na hora de contratar talentos. No Brasil,
esse problema é ainda maior: o país está entre os cinco piores do mundo para
preencher posições de trabalho.
De
qualquer forma, a melhoria da qualidade faz com que novos talentos sejam
atraídos. Quando há bem-estar no trabalho, a atração de talentos cresce em
até 76%. Sendo assim, a companhia torna-se um grande ímã de profissionais acima
da média.
Os
motivos para isso são diversos, afinal, pessoas qualificadas buscam trabalhar
em um local adequado e que propicie qualidade de vida. Além disso, os atuais
funcionários passam a agir como promotores, falando bem da empresa onde trabalham
para amigos e familiares. Por fim, a empresa passa a ser mais bem-vista pelo
mercado de trabalho.
Crescimento
do lucro empresarial
Falar
em lucro não é tão simples quanto deduzir as despesas das receitas de determinado
período. É preciso pensar em uma série de fatores secundários que,
inevitavelmente, influenciam no lucro e no desempenho econômico.
Há
muitos fatores que afetam esse lucro, como a eficiência operacional diária e a
comunicação para que erros sejam reduzidos. A qualidade de vida no trabalho é
outro fator, afinal, quando há qualidade, os talentos mostram-se mais dispostos
a entregar bons resultados, fechar vendas importantes e beneficiar
economicamente a empresa.
Segundo
pesquisa veiculada na Exame, organizações que oferecem qualidade de vida são,
em média, 70% mais rentáveis que a concorrência. Isso significa que elas são
mais lucrativas e eficazes em gerar o retorno financeiro adequado aos seus
donos ou investidores.
Esses
são apenas alguns dos benefícios que comprovam a importância de investir na
qualidade de vida no trabalho, mas existem muitos outros. Em geral, um bom
local de trabalho torna o negócio mais competitivo, saudável e atraente,
gerando vantagens a uma ampla gama de stakeholders, incluindo os donos,
funcionários e clientes.
O
que pode ser feito para melhorar a vida das equipes?
Algumas
ações são fundamentais para proporcionar boas experiências no ambiente de
trabalho. Confira, a seguir, as principais delas e saiba como colocá-las em
prática na sua empresa.
Manutenção
do equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Não
é difícil ver profissionais que passam do seu horário por diversos dias
seguidos para entregar um projeto ou relatório ao seu líder imediato. Isso
demonstra empenho, porém, desequilibra a vida pessoal e profissional do
colaborador, prejudicando-o.
Uma
medida simples é ter políticas mais claras sobre a jornada de trabalho,
indicando que as horas extras só devem ser feitas quando realmente for
necessário. Nos casos em que o profissional acumular um número considerável de
horas, induza-o a trocar por um dia de folga.
Incentivo
de práticas saudáveis na empresa
Ir
de bicicleta para o trabalho, alimentar-se com mais qualidade no refeitório,
realizar exercícios de ginástica laboral e praticar algum tipo de esporte são
bons exemplos de práticas que podem (e devem) ser incentivadas na organização.
Além
de melhorar a qualidade de vida, essas práticas garantem que os talentos fiquem
mais dispostos para entregar bons resultados no expediente, o que os torna mais
produtivos. E mais: essas iniciativas quase não apresentam grandes custos para
o negócio.
Melhoria
do ambiente de trabalho
Esse
ponto vai variar muito de acordo com o orçamento da empresa. Se há recursos
para investir em uma sala de descanso ou jogos, ótimo! O retorno financeiro
será visto no aumento do comprometimento e produtividade da equipe.
Todavia,
é possível investir menos e ter ótimos resultados. Melhore questões como
luminosidade, acústica e temperatura do espaço de trabalho, além da ergonomia
dos móveis de escritório. Esse é um excelente começo!
Otimização
do diálogo com os profissionais
Sem
dúvida, a comunicação tem uma forte influência na maneira como os profissionais
se relacionam internamente. A falta de diálogo deixa os colaboradores sem
orientação, o que favorece erros nas tarefas e conflitos internos.
Antes
de qualquer coisa, a melhoria da comunicação deve considerar o comprometimento
da liderança. Os superiores precisam aprender a democratizar as informações aos
seus subordinados, mantendo-os sempre informados do que é preciso.
Incentivo
da liderança pelo exemplo
Quando
os líderes transmitem fielmente os valores da empresa, é muito mais provável
que criem um ambiente agradável e motivador para o trabalho. Nesse sentido, eles
devem ser verdadeiros exemplos no dia a dia.
Um
líder exemplar é aquele que ouve seus superiores e subordinados, que abraça
a cultura da empresa e entrega resultados pessoalmente. Eles não são
perfeitos, ninguém é, mas empenham-se para cumprir fielmente com o que falam
aos seus subordinados.
Quais
as principais consequências da falta da qualidade de vida no trabalho?
Nenhum comentário:
Postar um comentário