AS 10 REDES SOCIAIS MAIS USADAS NO BRASIL
Por
incrível que pareça, o YouTube passou o Facebook e, em 2019,
tornou-se a rede social mais utilizada pelos brasileiros. Mais especificamente,
95% dos internautas tupiniquins estão presentes na plataforma.
Para
você ter uma ideia, o canal brasileiro KondZilla é o quarto maior do mundo com, no dia de
hoje, 54,9 milhões de inscritos!
O
YouTube é a principal rede social de vídeos online da atualidade, com mais de 1
bilhão de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados
diariamente.
Como
o formato do vídeo para distribuição de conteúdo está cada vez mais consolidado,
vale investir na rede social como forma de distribuir esse conteúdo.
O Facebook pode
ter perdido o seu posto supremo no Brasil, porém, ainda figura com louvor na
segunda posição das redes sociais mais utilizadas por nós. E, claro, segue
sendo a mais
utilizada pela população mundial: com mais de 2,2 bilhões de contas ativas –
sendo 130 milhões delas brasileiras.
Isso
coloca o Brasil como terceiro principal usuário da rede social, junto com a
Indonésia, atrás somente de Índia e Estados Unidos.
O
Facebook é uma rede social versátil e abrangente, que reúne muitas
funcionalidades no mesmo lugar. Serve tanto para gerar negócios quanto para
conhecer pessoas, relacionar-se com amigos e família, informar-se, dentre
outros.
É por
isso que, para empresas que investem em Inbound Marketing,
é praticamente impossível não estar no Facebook.
Materiais
gratuitos para saber mais sobre como utilizar o Facebook em sua estratégia:
O WhatsApp é a rede social de mensagens
instantâneas mais popular entre os brasileiros: praticamente todas as pessoas
que têm um smartphone também o têm instalado. Por aqui, aliás, o aplicativo
ganhou até o “carinhoso” apelido de zap zap.
Para
muitos brasileiros, o WhatsApp é “a internet”. Algumas operadoras permitem o
uso ilimitado do aplicativo, sem debitar do consumo do pacote de dados. Por
isso, muita gente se informa através dele. Foi calculado que 89% dos internautas brasileiros estão no
WhatsApp.
O app
esteve no centro de muitos debates nas eleições de 2018, já que é muito usado
para compartilhamento de informações em conversas pessoais ou em grupos. Essa
característica, aliás, é o que faz com o “zap” seja considerado uma rede
social.
O Instagram foi
uma das primeiras redes sociais exclusivas para acesso por meio do celular. E,
embora hoje seja possível visualizar publicações no desktop, seu formato
continua sendo voltado para dispositivos móveis.
O
Instagram já mudou bastante desde 2012, quando foi comprado pelo Facebook – que
pagou 1 bilhão de dólares pela transação! Hoje é possível postar fotos com
proporções diferentes, além de outros formatos, como vídeos, Stories e mais.
Os
Stories, aliás, são os principais pontos de inovação do aplicativo. Já são
diversos formatos de post por ali, como perguntas, enquetes, vídeos em
sequência e o uso de GIFs. Saiba mais sobre os Stories no post Instagram Stories: tudo sobre o
formato perfeito para empresas.
Em
2018, foi lançado o IGTV. E em 2019 o Instagram Cenas, uma espécie de imitação
do TikTok: o usuário pode produzir vídeos de 15 segundos, adicionando música ou
áudios retirados de outro clipezinho. Há ainda efeitos de corte, legendas e
sobreposição para transições mais limpas – lembrando que esta é mais uma das
funcionalidades que atuam dentro dos Stories.
Ter
uma conta no Insta é uma oportunidade de divulgar seus conteúdos de forma
visual, humanizar a marca – mostrando os bastidores, por exemplo -, e de atrair
candidatos, caso esteja contratando.
O Messenger é
a ferramenta de mensagens instantâneas do Facebook. Foi incorporada ao Facebook
em 2011 e separada da plataforma em 2016.
Com a
“separação”, o download do aplicativo Messenger tornou-se obrigatório para
usuários da rede social via smartphones, já que não é mais possível responder
mensagens pelo aplicativo do Facebook.
Além
de um app de mensagens, o Messenger também tem uma função Stories exclusiva.
Para empresas, possui alguns recursos interessantes, como bots e respostas
inteligentes.
O Twitter atingiu
seu auge em meados de 2009 e de lá para cá está em declínio, mas isso não quer
dizer todos os públicos pararam de usar a rede social.
Hoje,
a rede social é usada principalmente como segunda tela em que os usuários comentam
e debatem o que estão assistindo na TV, postando comentários sobre noticiários,
reality shows, jogos de futebol e outros programas.
Nos
últimos anos, a rede social acabou voltando a fazer barulho por causa de seu
uso por políticos, que divulgam informações em primeira mão por ali. Ainda
assim, o Twitter pode ser fonte de Leads e vendas para o seu negócio.
A
maior rede social voltada para profissionais tem se tornado cada vez mais
parecida com outros sites do mesmo tipo, como o Facebook.
A diferença
é que o foco são contatos profissionais, ou seja: no lugar de amigos, temos
conexões, e em vez de páginas, temos companhias. Outro grande diferencial são
as comunidades, que reúnem interessados em algum tema, profissão ou mercado
específicos.
É usado
por muitas empresas para recrutamento de profissionais, para troca de
experiências profissionais em comunidades e outras atividades relacionadas ao
mundo corporativo.
Materiais
gratuitos sobre LinkedIn:
O Pinterest é
uma rede social de fotos que traz o conceito de “mural de referências”. Lá você
cria pastas para guardar suas inspirações e também pode fazer upload de imagens
assim como colocar links para URLs externas.
Os
temas mais populares são:
- Moda;
- Maquiagem;
- Casamento;
- Gastronomia;
- Arquitetura;
- Faça
você mesmo;
- Gadgets;
- Viagem
e design.
Seu
público é majoritariamente feminino em todo o mundo.
Em
sua empresa, você não precisa criar pastas somente com conteúdo próprio. Selecione imagens que tenham a alma da
sua marca, ajudem na construção dela e possam ser uma porta de entrada para o
usuário chegar até você. É possível também criar pins patrocinados que
aparecem com mais relevância no feed dos usuários.
O Skype nada
mais é que uma versão renovada e mais tecnológica do famigerado MSN Messenger,
lembra dele? Bom, talvez sim, talvez não. O fato é que possível realizar chamadas
de vídeo e voz, gravar as chamadas, enviar mensagens pelo chat (em grupo ou
1-1) e também arquivos. Tudo de forma gratuita.
Contudo, o usuário também pode contratar mais
opções de uso – de forma pré-paga ou por meio de uma
assinatura – para realizar chamadas para telefones fixos e chamadas com vídeo
em grupo ou até mesmo enviar SMS.
É
possível, no caso, obter um número de telefone por meio próprio do Skype, seja
ele local ou de outra região/país, e fazer ligações a taxas reduzidas.
Tudo
isso torna o Skype uma ferramenta válida para o mundo corporativo, sendo muito
utilizado por empresas de diversos nichos e tamanhos.
O Snapchat é
um aplicativo de compartilhamento de fotos, vídeos e texto para mobile. Foi
considerado o símbolo da pós-modernidade pela sua proposta de conteúdos
efêmeros conhecidos como snaps,
que desaparecem algumas horas após a publicação.
A
rede lançou o conceito de “stories”, despertando o interesse de Mark Zuckerberg,
CEO do Facebook, que diversas vezes tentou adquirir a empresa, mas não obteve
sucesso. Assim, o CEO lançou a funcionalidade nas redes que já haviam sido
absorvidas, criando os concorrentes Whatsapp Status, Facebook Stories e Instagram Stories.
Apesar
de não ser uma rede social de nicho, tem um público bem específico, formado por
jovens hiperconectados.
Pensando
em usar o Snapchat para empresas, é possível criar filtros com imagens baseados
em geolocalização, o que é uma ótima opção para engajar usuários em eventos,
por exemplo.
QUAIS OS TIPOS DE REDES SOCIAIS
Você
pode achar que redes sociais são todas iguais, mas não é bem assim.
Na
verdade, elas costumam ser divididas em diferentes tipos, de acordo com o
objetivo dos usuários ao criarem um perfil. E uma mesma rede social pode ser de
mais de um tipo.
A
classificação mais comum é:
Rede social de relacionamento
Você
pode estar pensando: “ué, mas o propósito das redes sociais não é justamente o
relacionamento?”. De fato esse é o objetivo da maioria delas, mas há algumas
que são especialmente focadas nisso.
O
caso mais conhecido é o Facebook, cujo propósito, pelo menos em sua concepção,
era o de conectar pessoas. Mas podemos citar inúmeras outras redes, que
inclusive também se encaixam nos outros tipos, como Instagram, LinkedIn,
Twitter, Google+ etc.
Rede social de entretenimento
Redes
sociais de entretenimento são aquelas nas quais o objetivo principal não é se
relacionar com as pessoas, e sim consumir conteúdo.
O
exemplo mais icônico é o YouTube, a maior plataforma de distribuição de vídeos
do mundo, em que o objetivo é publicar e assistir a vídeos. Outro caso é o
Pinterest, no qual as pessoas publicam e consomem imagens.
Rede social profissional
São
aquelas em que os usuários têm como objetivo criar relacionamentos
profissionais com outros usuários, divulgar projetos e conquistas
profissionais, apresentar seu currículo e habilidades, conseguir indicações,
empregos etc.
O
LinkedIn é a rede social profissional mais conhecida e utilizada, mas há outras
que também vêm conquistando espaço, como Bebee, Bayt, Xing e Viadeo. Além
disso, outras redes que não são exclusivamente profissionais também têm sido
utilizadas para esse fim, como o Facebook, o Instagram, o YouTube, o Twitter e o
Pinterest.
Rede social de nicho
Redes
sociais de nicho são aquelas voltadas para um público específico, seja uma
categoria profissional ou pessoas que possuem um interesse específico em comum.
Um
dos casos mais emblemáticos é a TripAdvisor, em que os usuários atribuem notas
a atrações relacionadas ao ramo gastronômico e turístico.
Outro
exemplo é a DeviantArt, comunidade em que artistas visuais promovem seus
trabalhos.
Há
ainda a Goodreads, uma rede social para leitores, que podem fazer resenhas de
livros e recomendá-los.
Esse
são só alguns dos exemplos mais populares de redes sociais de nicho. O campo é
bastante amplo.
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